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Conheça o PPGH

Sobre o Programa

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 21h35 | Última atualização em Quarta, 30 de Abril de 2025, 19h27

HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em História, código 24009016018P5, da Universidade Federal de Campina  Grande, foi aprovado pela Capes em 2006 e instalado em 2007, com a realização em fevereiro deste ano da  primeira seleção de discentes e o subsequente início de suas atividades formativas. Inserido no Sistema  Nacional de Pós-Graduação (SNPG), O PPGH foi criado a partir de um esforço coletivo de colegas da  Unidade Acadêmica de História, da recente UFCG, desmembrada da UFPB em 2002. Neste coletivo, 

merece o registro do saudoso Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de Sousa (registre-se aqui nosso  reconhecimento a ele, “in memoriam”), que liderou esse processo antes de falecer precocemente aos 43  anos, em janeiro de 2007, um mês antes da primeira seleção discente. Foi o segundo Programa de Pós-Graduação nesta área no estado da Paraíba. Esta trajetória de quase 18 anos tem sido marcada pelo trabalho coletivo e articulado de todas as linhas de pesquisa, compromisso com a formação de pesquisadoras/es e compromisso social com a diversidade e a inclusão, principalmente de alunos e 

alunas de baixa renda, de docentes da educação básica, além de discentes que ingressam por meio de reserva de cotas destinadas ao seu grupo étnico-racial. Com área de concentração em Cultura e Sociedade, o PPGH está organizado, atualmente, em três linhas de pesquisa: 1 – História, Cultura e Cidades; 2 – História, Cultura e Identidades; 3 – História Cultural das Práticas Educativas.

Inicialmente, o Programa foi estruturado com duas linhas de pesquisa: “Cultura e Cidades” e “Cultura, Poder e Identidades”, sendo regulamentado pela Resolução N.º 09/2006 que criou o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em História, em nível de Mestrado, do Centro de Humanidades da UFCG. No entanto, alguns professores, sobretudo da segunda linha, perceberam uma crescente demanda por uma nova linha de pesquisa que abordasse práticas educativas, envolvendo cultura escolar, ensino de História, e práticas de ensino não escolares. Essa nova linha foi incorporada à área de concentração “Cultura e Sociedade”, o que representou um importante ganho para o programa, permitindo a formação de pesquisadores dedicados ao estudo das relações sociais no âmbito da cultura escolar e práticas educativas em instituições diversas, como hospitais, por exemplo. Esta linha de pesquisa foi aprovada pela CAPES em 2015, tendo sido intitulada de História Cultural das Práticas Educativas. Tal criação fortaleceu a área de concentração e ampliou suas abordagens de pesquisa sem perder de vista os objetivos iniciais. Além disso, abrigou no âmbito do PPGH pesquisas relacionadas à educação, formal e não-formal, e ao ensino de história, uma demanda local e que está prevista nos documentos da área de História da CAPES que sinaliza para a importância de um maior diálogo com a Educação Básica. 

Observamos que a criação desta terceira linha de pesquisa produziu uma alteração bastante positiva no PPGH: a inscrição nos processos seletivos e a aprovação de mais professores da Educação Básica. Portanto, a criação da nova linha de pesquisa em 2015 foi uma resposta à demanda crescente na área de  educação e cultura escolar, sem perder de vista sua articulação com a área de concentração "Cultura e  Sociedade", trazendo novas perspectivas e pesquisadores ao programa e ampliando seu alcance e  fortalecendo sua relevância no campo da pesquisa em educação.

Objetivos 

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História tem como finalidade principal, a formação de excelência de recursos humanos, pesquisadores e a produção de conhecimentos científicos para o aprimoramento e avanço da pesquisa historica, predominantemente para a formação de professores em nível de ensino médio, fundamental e superior. O PPGH está organizado em três linhas de pesquisa: 1– História, Cultura e Cidades; 2– História, Cultura e Identidades e 3– História Cultural das Práticas Educativas. 

Público Alvo

Profissionais portadores de diploma de cursos de nível superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação. Os candidatos com o Curso de Graduação em andamento poderão inscrever-se no processo seletivo e, em caso de aprovação, somente poderão matricular-se no Programa de Pós-graduação em História mediante a apresentação de documento que comprove a obtenção do título.

Regime Acadêmico

O regime acadêmico funciona semestralmente, segundo o calendário acadêmico dos períodos letivos do PPGH-UFCG, assim como os horários das aulas, estabelecidos de acordo com as disciplinas ofertadas em cada semestre.

Trabalho Final de Conclusão do Curso

O Trabalho Final de Curso do Mestrado Acadêmico deve ser uma Dissertação sempre vinculada à aplicação do “método científico”, no desenvolvimento de uma pesquisa voltada para algum tema da área de História, Cultura e Sociedade. Seguindo as diretrizes do art. 70, descrito na Resolução 05/2020.

Nota do curso de Mestrado: 3

Coordenação do Mestrado 

Michelly Pereira de Sousa Cordão
Coordenadora do PPGH/UFCG

michelly.pereira@professor.ufcg.edu.br 

Yaggo Fernando e Rayssa Mota
Secretaria do PPGH/UFCG

E-mail: ppghufcg@gmail.com e posgraduacao.ppgh@setor.ufcg.edu.br | Telefone: (83) 2101-1742

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